quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os 50 anos de carreira de Regina Duarte em exposição


Rio -  Em comemoração aos seus 50 anos de carreira, Regina Duarte, 65, ganha uma exposição que refaz sua trajetória na TV, no cinema e no teatro. Com curadoria de Ivan Izzo, a mostra ‘Espelho da Arte — A Atriz e Seu Tempo’ será inaugurada amanhã, às 19h, para convidados, no Centro Cultural Correios, no Centro, e abrirá ao público na quarta-feira, ao meio-dia.

Regina cedeu todo o seu acervo de fotos, figurinos e objetos pessoais, mas ficou emocionada ao ver uma peça em especial. “Foi um vestido azul da Viúva Porcina (sua personagem em ‘Roque Santeiro’), feito de lantejoulas, porque convenci minha mãe a usá-lo no dia em que fui receber o cetro de rainha do Carnaval das mãos da Dercy Gonçalves. Me emocionou muito”, conta.

Dividida por décadas, a exposição segue ordem cronológica dos trabalhos da atriz e está disposta em ‘casas-cenários’, ambientes que reproduzem os lares brasileiros e fazem referência aos estúdios de TV. Os objetos cenográficos, como geladeira, fogão e televisão, são feitos de papelão, material 100% reciclável.

Convencida a montar sua exposição após ver a mostra que marca os 30 anos da morte de Elis Regina, a intérprete da Maria do Carmo, de ‘Rainha da Sucata’, dedica o evento aos fãs. “Adoro o título ‘Namoradinha do Brasil’, porque é um símbolo da relação de carinho que se estabeleceu entre o público e eu”, comemora ela, que voltará às novelas no segundo semestre de 2013.

Após percorrer o País nos próximos dois anos, a exposição será encerrada em Franca, cidade natal da atriz, onde a casa que ela morou está sendo reformada para virar centro cultural e abrigar o seu acervo.

Publicado em O DIA - 19/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário