terça-feira, 10 de outubro de 2017

PROTAGONISTAS FEMININAS GANHAM CADA VEZ MAIS ESPAÇO NOS DESENHOS DO CANAL DISNEY JUNIOR



POR SIMONE MAGALHÃES
As mulheres estão mandando nos desenhos infantis exibidos pelo canal a cabo Disney Junior. Além de não serem mais apenas doces e delicadas, as personagens mostram-se ativas, resolutas, sem perder a ternura e, quase sempre, as histórias deixam 'recados' interessantes - culturais ou não - para as crianças que as assistem. Pelo menos nos desenhos atuais os estereótipos passam longe: as protagonistas são latinas, negras, corajosas, querem ter sua própria profissão e nem pensam em príncipe encantado.

A primeira princesa latina da Disney não é somente uma jovem bela, que arrasa na guitarra e na dança flamenca. Elena Castillo Flores tem coragem, determinação, resiliência, compaixão e não se deixa levar pelos outros. Ela salvou o reino encantado de Avalor de uma feiticeira malvada, que matou seus pais. Ao lado dos avós, da irmã caçula e de alguns amigos, 'Elena de Avalor vive muitas aventuras, enquanto espera a hora de tornar-se rainha. E como o faz de conta não pode faltar, a princesa tem a habilidade de usar a magia ao segurar seu cetro real, e também pode ver animais espirituais.






                   

Já Sofia é uma menina que vê sua vida mudar completamente quando a mãe, Miranda, casa-se com o Rei de Encântia. A série 'Princesinha Sofia' conta a história de uma adolescente aventureira que precisa se adaptar à vida da realeza. Ela passa a viver em um castelo com Amber e James, filhos do seu padrasto, o Rei Roland II. Pelo caminho, a garota aprende a lidar com diversas situações e, sempre usando a positividade e sabedoria, faz todos ao seu redor se redimirem e se sentirem especiais.
Além da jornada para descobrir o que é ser uma princesa de verdade, sem deslumbres ou futilidades, Sofia faz amigos em sua nova escola, contando com o apoio das diretoras - as fadas Fauna, Flora e Primavera. Tem também o mordomo Baileywick, e as criaturas da floresta lideradas pelo coelho falante Clover, bem como a Princesa Aurora, que faz uma visita especial para dar sábios conselhos à jovem. Aliás, em vários desenhos de 'Princesinha Sofia' surgem personagens clássicos da Disney.          
'O Diário de Mika' é uma série de animação educativa, escrita pela brasileira Elizabeth Mendes, e produzida pela SuperToons. Exibe a história de Mikaela (Mika), uma menina de 4 anos, muito curiosa, que está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem a oferecer, principalmente a tecnologia, já que não sabe escrever. Assim, a cada acontecimento diferente, Mika corre até seu quarto para desenhar no tablet a situação vivenciada. Todas as vezes em que a menina vai lá alguns brinquedos ganham vida, e assumem um traço da sua personalidade para que ela reflita sobre como está agindo. Lilá é uma porquinha-travesseiro que representa o lado da criança que bate o pé quando quer algo; Bru, um ouriço de pelúcia que reflete a insegurança de Mika; Blablá, um papagaio fantoche de mão que é o lado falador; Puquê, um gatinho de pelúcia que representa a curiosidade; Javô, um bicho preguiça espreguiçadeira que mostra o lado preguiçoso de sua dona; e Abelhuda, uma abelhinha luminária que reflete a criatividade.


Dottie McStuffins é uma linda garota, de 6 anos, que protagoniza o desenho animado "Doutora Brinquedos". Ela quer ser médica como a mãe, e já começa a imitá-la desde cedo. Dottie tem 'habilidade' para conversar com bichinhos de pelúcia e de plástico, além de outros bonecos, que são cuidados em sua clínica. Só que a 'doutora' tem uma particularidade: quando ela coloca o estetoscópio para auscultar os coraçõezinhos de seus pacientes, eles ganham vida, e começam a participar de um mundo de aventuras e brincadeiras. Qualquer problema com seus amiguinhos, Dottie os leva à clínica, que fica na casa de bonecas, no jardim. Lá, ela tem os kits de primeiros-socorros, e sempre faz um check-up nos amigos mais próximos - Hallie (hipopótamo fêmea), Lambie (ovelhinha), Stuffy (dragão) e Chilly (boneco de neve). Geralmente, um exame rápido permite à menina descobrir qual o problema - como no caso do clown, que não conseguia pular de dentro da caixa de música: "Um caso clássico de não-pulite", definiu a doutora, que, após consertar as roldanas da caixa, curou seu paciente, e o levou para uma amiga brincar. Mas quando o diagnóstico é mais complicado, Dottie recorre ao 'Grande livro dos dodóis'. Durante créditos finais do desenho, a Doutora dá conselhos aos telespectadores sobre como se manter saudável.

Uma dica: Adultos, adultos-crianças, e crianças aproveitem o feriadão para conferir esses e outros desenhos. Nada é bobagem quando se vê com olhos de pureza (mesmo aquela que ficou lá atrás).






Nenhum comentário:

Postar um comentário