sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Afinal, o que quer Luiz Fernando Carvalho?

Os homens ainda vão precisar de muitas vidas para entender a essência da alma feminina. Certamente, mais do que os seis episódios da série Afinal, o Que Querem as Mulheres?, idealizada e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Se houvesse resposta simples para a pergunta feita no título, a ideia não daria um programa dividido em seis semanas. No fundo, a questão é só um pretexto para mais uma “viagem” estilística do diretor. Assim como nas microsséries Capitu e Hoje é Dia de Maria, do mesmo LFC, a série foge do naturalismo que nos acostumamos a ver na teledramaturgia. É a marca de Luiz Fernando, com o tom de farsa - que, às vezes, cansa um pouco -, intensidade nas expressões faciais, cenários apinhados de elementos - simbólicos ou não -, e uma câmera ágil, que treme, gira, entorta imagens... A isso tudo o diretor e alguns críticos convencionaram chamar de sofisticação. O que não significa necessariamente que seja bom (ou ruim). O fato é que a linguagem diferente ainda causa estranheza. E nos faz pensar: é ousadia ou hermetismo? É para alguns ou para todos? Talvez o público ainda precise de mais algumas produções similares para termos as respostas. Na trama, confusa e repleta de clichês sobre o universo feminino, Michel Melamed faz o jovem estudante de psicologia André, que busca respostas para a questão enunciada no título e vê Freud (será que o povão sabe quem foi o “pai da psicanálise”?) por toda parte. Não assisti a Paola Oliveira, recentemente, em As Cariocas, mas gostei da atriz no papel da artista plástica Lívia. Momentos de brilho para uma Vera Fischer mal-aproveitada. Em alguns momentos, a história precisava de legendas para entendermos o que Melamed dizia. Problemas de áudio ou de dicção do intérprete? Seja como for, o ator precisa se adequar ao veículo televisão. 

2 comentários:

  1. engraçado, eu amo o LFC, mesmo, acho ele um gênio sem limites. mas nessa serie eu achei as coisas meio confusas, as vezes bem confusas. eu gostei, quero continuar acompanhando, mas, sinceramente, senti mesmo um estranhamento similar ao que diz essa coluna sobre a série. eu preciso ver de novo, certamente.

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta NUNCA será respondida!!!!! Já a série eu adorei. Michel Mellamed e Paola Oliveira arrasaram, mas Vera Fischer me deprimiu muito...

    ResponderExcluir