segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O ano de Carminha e das empreguetes


Não teve para ninguém. Carminha, a vilã vivida por Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’, atraiu todos os holofotes em 2012. Graças a um show da atriz e a uma história de vingança bem articulada, a novela de João Emanuel Carneiro conquistou o povo nas ruas e virou fenômeno nas rede sociais. O último capítulo parou o país, batendo recorde de audiência, com 52 pontos. “‘Avenida Brasil’ e Carminha me trouxeram um orgulho imenso de ser uma atriz brasileira”, comemora Adriana.

A trama foi marcada por reviravoltas eletrizantes. Uma hora, Carminha dava as cartas. Outra hora, era a vingativa Rita (Débora Falabella) quem estava por cima. Quando a cozinheira humilhou a vilã, a frase “Me serve, vadia!” se espalhou na internet.
Personagens como Tufão (Murilo Benício), Suelen (Isis Valverde) e Leleco (Marcos Caruso) também tiveram destaque na trama. Na pele de seu primeiro vilão, Marcello Novaes surpreendeu como Max.
"É daqueles personagens que um ator espera 10 anos. Uma oportunidade única, é quase como ganhar na Mega Sena!. Dei o melhor de mim para retribuir à altura essa confiança do joao no meu trabalho. Foi cansativo mas foi muito gratificante…”, diz o ator.

Com humor, criatividade e muita música, ‘Cheias de Charme’ resgatou a força da novela das sete, com médias acima dos 30 pontos. A extravagante cantora de tecnobrega Chayene (Claudia Abreu) e as empreguetes Cida (Isabelle Drummond), Penha (Taís Araújo) e Rosário (Leandra Leal) viraram paixão nacional. Elas podem estrelar um seriado em 2013.
“A novela deixou saudades. É um marco nas nossas vidas e na TV”, conta a diretora Denise Saraceni.
 “Cheias de Charme foi uma alegria do começo ao fim. É muito lembrada por sua interação com a internet, por mostrar o meio musical, mas o meu maior orgulho é a novela ter contribuído para uma maior valorização do trabalho doméstico”, festeja o autor Filipe Miguez.

‘Gabriela’ cumpriu sua missão, mas não chegou a empolgar. Com médias de 19 pontos, a versão escrita por Walcyr Carrasco sofreu com as comparações com a novela de 1975. No papel-título, Juliana Paes teve a difícil tarefa de suceder Sonia Braga como protagonista. Muitas vezes, ela ficou sumida na história, em meio a tantas tramas paralelas e outros personagens de destaque, como Gerusa, vivida por Luiza Valdetaro. Mas o fato é que veteranos como Laura Cardoso, Antônio Fagundes e José Wilker roubaram a cena.

No SBT, ‘Carrossel’ foi o maior acerto dos últimos anos. Com uma história leve e ingênua, escrita por Iris Abravanel, a novela infantil arrebatou a garotada e registra médias de 15 pontos, chegando a incomodar o Jornal Nacional. Devido ao sucesso, vai ser esticada até junho de 2013, para que sua sucessora, o remake de 'Chiquititas', também adaptada pela mulher de Silvio Santos, tenha mais tempo para ser produzida.
 “A qualidade do produto foi fundamental”, avalia o diretor Reynaldo Boury. "Tambem quem assistiu a versão mexicana na década de 80, hoje possui filhos com idade similiar de quando  assistiam, induzindo os filhos a participarem, unindo a familia brasileira".  Para o diretor, as crianças ganharam um espaço infantil no horário nobre da televisão: "Sabíamos que teria uma boa audiência, mas nunca com os índices atuais, que são extraordinários".

O ano foi complicado para as novelas da Record. A segunda temporada de ‘Rebelde’ e ‘Máscaras’ foram encurtadas devido à baixa audiência, em torno de 6 pontos. A primeira perdeu a credibilidade ao acrescentar vampiros na trama. Já Lauro César Muniz, autor de ‘Máscaras’, admitiu que sua novela foi um erro e que a demora em fechar os mistérios da trama policial afastou o público. Na verdade, o autor criou uma história confusa demais, na qual a troca de identidade entre o protagonista e o vilão só aumentou o nó  na cabeça do telespectador.
Mas a emissora dos bispos deu um salto de qualidade com a minissérie 'Rei Davi', com produção caprichada e ótimo desempenho do protagonista Leonardo Brício no papel-título. Escrita por uma autora cristã, Vivian de Oliveira, a minissérie bíblica também teve o mérito de liderar a audiência por várias vezes e derrotar a Globo nos dois dias de desfile das escolas de samba do Grupo Especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário