domingo, 4 de outubro de 2015

João Barone lança série sobre a Segunda Guerra no Philos

Rio - Apaixonado pela Segunda Guerra Mundial, João Barone está de volta ao tema. Desta vez, o escritor, documentarista e baterista do Paralamas do Sucesso apresenta o seu terceiro filme sobre a participação dos soldados brasileiros no conflito: a série '1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida', que estreia dia 6 (terça-feira) no Philos - canal on demand da Globosat. Dividido em quatro episódios, o material é baseado no livro homônimo de Barone, lançado em 2013.
O desafio de fazer a série a partir do livro foi manter sua linha mestra de jornalismo histórico e tirar este tema do arcabouço onde ficou guardado por décadas”, conta Barone, que é filho do ex-combatente João de Lavor Reis e Silva, um dos 25 mil pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A série traz imagens gravadas na Itália, além de imagens de arquivo e entrevistas com historiadores, jornalistas e ex-combatentes. Personalidades como Pedro Bial, Marcelo Madureira, Bi Ribeiro, William Waack e Luiz Fernando Veríssimo também dão depoimentos por terem alguma relação com a Segunda Guerra.

 “Para compor o programa, convidei pessoas conhecidas que se interessam pelo tema, outras que foram testemunhas e vivenciaram aqueles tempos. Jorge Carlos Ribeiro (pai de Bi Ribeiro, companheiro de Barone nos Paralamas) estava morando em Berlim em 1940 com os pais, quando o Brasil rompeu com a Alemanha e a família teve de voltar”, lembra Barone. “Já Bial é filho de judeus convertidos que fugiram do Holocausto. William Wack foi correspondente de guerra em conflitos recentes e escreveu 'As duas faces da glória', sobre os soldados da FEB”, completa.

Publicada em 4/10/2015 - O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário