sexta-feira, 19 de julho de 2013

Eles são bons de forno e fogão

Rio - Junte apresentadores que sabem cozinhar, coloque só uma pitada de roteiro, adicione uma porção de criatividade e tempere com bom humor. Misture tudo e leve ao ar por 30 minutos. Voilá! A receita do ‘Tempero de Família’, comandado pelo ator Rodrigo Hilbert, no GNT (quintas, às 20h), e do ‘Homens Gourmet’, com os chefs Guga Rocha, João Alcântara, Dalton Rangel e Carlos Bertolazzi, no canal Bem Simples (quartas, 22h45), satisfaz os paladares mais exigentes. Cozinheiros de mão-cheia, eles matam a fome do público de boa comida e diversão.

“Desde o começo, eu falava que não queria ensinar a cozinhar e, sim, mostrar que essa é uma atividade prazerosa e que todo mundo pode fazer. É só não exagerar no sal e na pimenta!”, brinca Rodrigo Hilbert, que há quatro meses mostra seus dotes culinários.

Casado com a apresentadora Fernanda Lima, pai dos gêmeos João e Francisco, de 4 anos, Rodrigo costuma levar parentes e amigos para a cozinha do programa, num momento de confraternização. Gravado na cidade natal do ator, Orleans, em Santa Catarina, além da casa de familiares, o ‘Tempero de Família’ deve ganhar uma segunda temporada.

“Aprendi minhas primeiras receitas com minha mãe e minha avó. Com o tempo, fui dando a minha cara, colocando mais de mim no que cozinho”, conta Rodrigo, que planta e produz em sua fazenda o que usa em suas receitas. “Todas têm um pouco de criação minha. Não gosto de ser obrigado a usar um ingrediente específico”, completa.

No ‘Homens Gourmet’, Guga Rocha, João Alcântara, Dalton Rangel e Carlos Bertolazzi não usam uniforme branco nem chapéu de mestre cuca. Em vez do tom formal de velhos mestres da culinária, eles apostam numa combinação que abre o apetite do público: receitas práticas, improviso e bom humor. Enquanto um está cozinhando, os outros conversam, bebem cerveja e até ficam zoando quem está no fogão.

“É como se a gente estivesse em casa, recebendo os amigos, uma coisa mais descontraída. Essa espontaneidade é o diferencial do programa”, diz o capixaba João Alcântara, 29, que mora em Barcelona há um ano e nove meses e cuida da alimentação de atletas como Daniel Alves, o lateral direito da seleção brasileira e do Barça. “Faço um trabalho de alimentação funcional. Gosto de cozinha saudável”.

Ex-participante do ‘Super Chef’, competição do ‘Mais Você’, de Ana Maria Braga, Guga Rocha destaca a amizade dos quatro para o sucesso do programa. “Não tem nada forçado. A gente é tão ‘brother’ que pode se sacanear. É como casamento, conhecemos os defeitos e qualidades de cada um”, resume o chef alagoano, 37, que viaja mundo afora fazendo cursos de gastronomia. “Minha ideia é mostrar ao público uma cozinha que é fácil de fazer”.

Sócio de Guga numa empresa de consultoria e cozinha industrial — e também ex-‘Super Chef’ —, Dalton Rangel, 26, aprendeu a cozinhar com a mãe, formou-se em gastronomia e fez cursos na Irlanda e na Tailândia. “Os homens sempre foram os donos da cozinha”, defende Dalton, que reivindica mais tempo no programa: “Temos apenas sete minutos para apresentar cada receita. É muito curto”.

Para alegria dos fãs e dos chefs, o ‘Homens Gourmet’ vai ganhar mais 30 minutos, passando a ter uma hora de duração. A quarta temporada começa a ser gravada este mês, para estrear em setembro. Dono de três restaurantes italianos em São Paulo, Carlos Bertolazzi, 42, garante que o programa manterá os mesmos ingredientes. “Cada vez mais, apostamos na descontração, mas também temos conteúdo”, diz o chef mais experiente, que testa suas receitas com Dalton e Guga fora dos estúdios: “A gente se encontra muito para cozinhar”.

Donos do fogão
Em casa, eles também mandam na cozinha. Rodrigo Hilbert, que prepara sua comida desde que se mudou para São Paulo aos 18 anos, não deixa Fernanda Lima chegar perto do fogão. “Fernanda gosta e cozinha muito bem! Mas não dou espaço para ela, então sou eu mesmo o comandante da cozinha de casa”, diz o ator. “Adoro colocar o meu tempero, deixar uma receita com a minha cara. Meu prato predileto é comida bem feita!”.

Diabético, João Alcântara toma cuidado com a alimentação e procura fazer cinco refeições ao dia, a cada três horas. “Para mim, o melhor prato é arroz, feijão, uma farofinha e ovo. Na Espanha, tenho que comer pelo menos uma vez ao dia uma comida brasileira”, conta.

Guga Rocha se esmera nos pratos favoritos da namorada canadense. “Quase não como carne, mas peixe e frutos do mar. Ela gosta de tapioca e queijo coalho”, entrega.

Casado, pai de um menino de 2 anos, Carlos Bertolazzi também assume o fogão em casa. Especialista em cozinha italiana, ele prefere pratos rápidos, como cachorro quente e hambúrguer. “No dia a dia, não tenho muito tempo por causa do restaurante”, explica o chef.

Dalton Rangel faz o que a namorada pede. O cardápio inclui estrogonofe de carne com bata palha, risoto, massa e peixe. “Gosto de ir ao mercado e comprar alimentos frescos. Não utilizo produtos industrializados”, diz.

Publicado em 11/07/2013 - O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário