Os atos de vandalismo no Leblon na madrugada desta quinta-feira causaram indignação e espanto a um morador ilustre: Manoel Carlos, 80 anos, autor de novelas como ‘Por Amor’ e ‘Laços de Família’.
Apaixonado pelo bairro, usado como cenário de suas histórias, ele defende as manifestações pacíficas, mas confessa estar muito assustado e preocupado com a onda de violência de “arruaceiros infiltrados”.
- O que tem achado das manifestações no bairro?
MANOEL CARLOS: Sou a favor das manifestações de protesto, sou a favor do povo na rua exigindo mudanças, mas não dos vândalos que estão ali para destruir.
- Como se sentiu ao ver o rastro de destruição deixado por vândalos na madruga de quinta-feira?
MC: Indignado e preocupado, preocupadíssimo, com a presença desses arruaceiroso infiltrados entre os bem-intencionados.
- Você e sua família estão assustados com isso tudo? Tem evitado sair à rua?
MC: Estamos assustados, sim, porque dá para ver e sentir que quem está na rua com a intenção de destruir é capaz de tudo. Não tem limites. Isso preocupa, pois não sabemos onde vai parar.
- Você costuma retratar em suas novelas temas do cotidiano e mudanças sociais. Pretende levar para a sua próxima novela o temas dessas manifestações?
MC: Se tivesse uma novela no ar, já teria mostrado, nem que fosse ao vivo, como várias vezes fiz. Mas minha novela ('Em Família') começa em janeiro de 2014, quando espero que essa violência tenha cedido ao bom senso. Mas quando espero também que o país tenha melhorado, atendendo aos justos protestos e reivindicações do manifestantes legítimos.
O Leblon de Manoel Carlos já foi cenário de tiroteio em novela:
Em ‘Mulheres Apaixonadas’, exibida em 2003, o autor levou para a ficção a questão da segurança. A Rua Dias Ferreira, no Leblon, foi cenário de cena de tiroteio entre polícia e assaltantes que resultou na morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) com um tiro no peito, enquanto Téo (Tony Ramos) é baleado na cabeça, mas sobrevive. A gravação, que foi manchete na imprensa internacional, tumultuou o bairro por dez horas e reuniu multidão, completa dez anos em agosto.
Veja também a reportagem publicada em O DIA: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-07-19/pm-vai-subir-o-tom-para-conter-radicais.html?fb_action_ids=300725253397497&fb_action_types=og.recommends&fb_source=timeline_og&action_object_map=%7B%22300725253397497%22%3A390459801056031%7D&action_type_map=%7B%22300725253397497%22%3A%22og.recommends%22%7D&action_ref_map=%5B%5D
meu querido Manoel Carlos. Gostaria de ver minha neta , a atriz Karina Ferrari em sua próxima novela A FAMÍLIA. Ela fez sucesso em caminho das índias, trabalhou com uma participação em Araguaia e por ultimo salve Jorge. Eu gostaria de ver a Karina Ferrari em A FAMÍLIA. O senhor me daria este prazer ? Ela só está precisando de uma pessoa como o senhor para dar a mão pra ela levantar. muito obrigada. DEUS LHE PAGUE. beijos e abraços da avó de Karina Ferrari...
ResponderExcluirRealmente, a atriz Karina Ferrari está precisando de uma ajuda . trabalhou muito bem em caminho das índias , depois em salve Jorge. ajuda a menina Manoel Carlos. Com o seu poder, tenho a certeza que você vai dar a mão que ela está precisando par levantar...obrigada. A mão que você vai dar a ela, JESUS TE ABENÇOARÁ.
ResponderExcluir