segunda-feira, 20 de junho de 2011

Datena muda de canal, mas continua gritando absurdamente

Aos brados, José Luiz Datena anunciou que estava estreando no comando do "novo" Cidade Alerta nesta segunda-feira. Mas o programa não tinha nada de novo, a não ser a volta do apresentador à Record, após oito anos. A emissora repatriou Datena com direito ao pacote completo: o jeito combativo e resmungão, com pose de paladino da justiça, sempre aos berros. É mais do mesmo que o público já viu na Band. Só mudou de canal!
"Não é bom negócio enfrentar a polícia. Senão, é meio caminho pro caixão", avisa o apresentador, enquanto chama o indefectível comandante Hamilton, piloto de helicóptero, para acompanhar uma grande operação da PM na zona norte de São Paulo. Datena, como sempre, manda abrir a tela para mostrar as imagens aéreas, ao vivo. Quando o diretor corta para o estúdio, ele reclama: "Não precisa colocar minha cara toda hora! Não aumentaram meu salário". O mais engraçado é que ele acabou de ser contratado por cinco anos e já fala em aumento... 
Numa favela do Rio, o Cidade Alerta mostrou a perseguição do helicóptero da polícia a um bandido armado com fuzil, que atirou na aeronave, levou chumbo de volta, mas conseguiu escapar. Bem ao seu estilo, Datena vibrou com as imagens flagradas - repetidas à exaustão -, exortou a ação policial e esculhambou - como sempre - o "vagabundo".
A impressão é que hoje nenhum programa policial pode abrir mão do helicóptero, equipamento fundamental na cobertura de qualquer ação ao vivo. As imagens aéreas aproximam o telespectador do fato, com cenas de perseguição, de tiros e até de vítimas. É o apelo à emoção e à curiosidade natural do público pela desgraça. Um grande trunfo para prender a audiência. E, verdade seja dita, Datena sabe tirar proveito desse recurso como ninguém. Mas não dá pra aguentar seus gritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário