terça-feira, 9 de outubro de 2012

Leda Nagle: boa conversa no Sem Censura


No comando do ‘Sem Censura’ há 16 anos, a apresentadora e colunista de O DIA Leda Nagle já entrevistou centenas de artistas, músicos e profissionais de diversos setores. Mas três famosos ainda estão na sua lista de sonho de consumo: Roberto Carlos, Chico Buarque e Gal Costa. “Daria para fazer um programa inteiro com cada um”, diz a jornalista, que comemora a longevidade da atração, no ar há 27 anos, de segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil.

“Acho que o segredo é a diversidade de assuntos e convidados. E tem a interatividade com o público. Quando cheguei ao programa, só tinha fax e telefone. Não havia Internet como hoje. Agora, temos e-mail e as redes sociais, a comunicação com o telespectador é imediata”, analisa.

Além dos três ícones da música brasileira, Leda está de olho em outro convidado mais urgente: João Emanuel Carneiro, autor de ‘Avenida Brasil’. Noveleira assumida, ela tenta não perder um capítulo da trama. “Quando não posso assistir, leio os resumos no jornal”, revela a apresentadora, que deseja levar o novelista ao programa nesta reta final do confronto entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves). “Já o convidei outras vezes, mas ele ainda não aceitou. Manoel Carlos e Gloria Perez vão sempre ao programa no último capítulo de suas novelas”, conta.

A batalha por bons entrevistados é árdua. Em média, são 120 convidados por mês — cinco ou seis por dia. “As pessoas querem vir ao programa, isso me deixa feliz. Nosso índice de rejeição é zero”, garante Leda. Mas conseguir artistas da Globo é sempre uma tarefa burocrática e cansativa. “A gente pede autorização e a resposta da emissora leva uns cinco dias úteis. Já a liberação dos contratados da Record é mais rápida”, compara.
Por incrível que pareça, o mau tempo é a pior ameaça ao programa. Quando chove muito no Rio, Leda conta que quase sempre os convidados se atrasam ou não chegam, por causa do fechamento do aeroporto Santos Dumont e da ponte Rio-Niterói. “Vários fatores podem nos derrubar. É punk! Já comecei o programa com apenas dois convidados, mas fui fazendo até os outros chegarem”, recorda.

No ranking dos assuntos preferidos do público, ela diz que saúde, esporte e artistas são os campeões. Mas, nos últimos tempos, tem despontado um novo tema: os padres cantores. “As pessoas enviam sugestões de entrevistas com padres de cidades pequenas, que ainda não são conhecidos mas que cantam também”, entrega.

No papel de mediadora dos debates, ela já precisou intervir de maneira mais enérgica durante uma discussão acalorada. “Se os convidados discordam, discutem, tenho que administrar a situação. Se não for uma saia justa muito explícita, passo batida. Mas enfrentei situações de estresse delicado em que tive de ser mais incisiva. Isso sempre acontece por excesso, de ego, de certeza”, diz. Pior que isso, só entrevistado que não rende, frisa ela: “Gosto de gente que domina o assunto do qual está falando”.

Mãe do ator Duda Nagle, que estará em ‘Salve Jorge’, próxima novela das nove, Leda nunca levou o filho ao programa. “Ele não gosta de dar entrevista”, explica. Mas os dois estão sempre conversando sobre TV. “Somos bem amigos, já moramos juntos. Agora, ele está no apartamento dele. Mas vai sempre na minha casa e falamos de tudo”.



PUBLICADA EM O DIA, EM 6/10/2012
FOTO: MAÍRA COELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário