segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Oioioi! Nunca uma novela deu tanto o que falar na Internet


Os tapas que Carminha (Adriana Esteves) levou de Tufão (Murilo Benício) e Muricy (Eliane Giardini) fizeram a novela ‘Avenida Brasil’ explodir em audiência e bombar nas redes sociais. Até o elenco parou para ver a vilã ser desmascarada e escorraçada nas cenas de segunda-feira passada. A surra na megera rendeu 49 pontos de média e uma enxurrada de comentários no Twitter e no Facebook.
Na verdade, a trama de João Emanuel Carneiro, que termina na próxima sexta-feira, sempre deu o que falar na Internet, produzindo uma série de memes, imagens e frases que se espalham instantaneamente na web. A hashtag #oioioi deu início à mania de ‘Avenida Brasil’ no Twitter. Ela é presença obrigatória nos Trending Topics assim que começa a tocar o tema de abertura.
O sucesso só aumentou. No dia da exibição do centésimo capítulo, fãs criaram o #oioioi100 e resolveram “congelar” seus avatares no Twitter, utilizando o mesmo efeito do final de cada capítulo: os rostos em preto e branco sobre um fundo com pontos luminosos coloridos. Famosos e anônimos aderiram à brincadeira, entre eles William Bonner, apresentador do ‘Jornal Nacional’, que foi um dos primeiros a postar sua foto.
“Diferentemente do que se pensava, as redes sociais não roubam audiência, elas potencializam essa comunhão que existe entre o público e a novela. É delicioso acompanhar, ao mesmo tempo, a novela e os comentários no Face e Twitter”, diz o diretor de núcleo Ricardo Waddington, que adorou a onda de congelar. “É a que mais expressa a nossa empreitada. As pessoas sempre pedem para que a gente congele um determinado ator da novela”.
Em julho, quando Carminha achava que Rita (Débora Falabella) era culpada de tudo de errado em sua vida, surgiu o meme ‘A culpa é da Rita’. Frases aplicadas em imagens da vilã se espalharam na web, culpando a cozinheira por tudo, até a greve dos professores.
Outra frase arrasadora, “Me serve, vadia, me serve!”, que virou fenômeno quando Nina se vingou de Carminha, tratando a patroa como empregada. A variação ‘Keep calm and me serve, vadia’ também bombou. Quando Nina perdeu as fotos — em papel! — que fez de Carminha e Max (Marcello Novaes) juntos, os internautas fizeram piada, lançando no Face a campanha ‘Um pen drive para Nina’. Também houve mobilização para compartilhar as fotos dos amantes até chegar ao Face de Tufão (Murilo Benício).
A fofoqueira Zezé (Cacau Protásio) também teve seu momento na web, dançando e cantando “Eu quero ver tu me chamar de amendoim”. Carminha ainda aparece em várias montagens divertidas, fazendo caras e bocas, enquanto Nina é flagrada em situações inusitadas, como no programa de Fátima Bernardes.


Publicado em O DIA - 14/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário