terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tráfico de mulheres vai movimentar 'Salve Jorge'


O sonho de uma vida melhor vai virar pesadelo para um grupo de belas mulheres em ‘Salve Jorge’, próxima novela das 21h da Globo. Iludidas com a possibilidade de juntar muito dinheiro  em pouco tempo trabalhando no exterior, as personagens de Nanda Costa, Carolina Dieckmann, Paloma Bernardi e Lucy Ramos serão vítimas da máfia do tráfico de pessoas, tema principal da nova obra de Gloria Perez.

“Me interessei pelo tema e fui atrás”, conta a autora. “É uma forma de escravidão. A trama abordará o tráfico para diferentes fins: sexual, trabalho doméstico e adoção ilegal. É uma campanha de esclarecimento”, define.

Mãe solteira que mora no Complexo do Alemão, a protagonista Morena (Nanda Costa, foto ao lado) cairá na rede do tráfico humano ao aceitar uma proposta para trabalhar, por seis meses, como dançarina na Turquia. O ‘negócio’ é comandado por Lívia (Claudia Raia), a vilã da história, que se apresenta como agenciadora de talentos. “Morena é muito sonhadora, resolve buscar uma vida melhor e, quando aparece essa oportunidade, ela acha que vai ser bom, mas é enganada”, conta Nanda.

Na Turquia, onde ficou por 45 dias, a atriz gravou cenas de fuga de sua personagem, perseguida por traficantes. A sequência só deve ser exibida depois do capítulo 50. “Ainda não fiz cenas de violência, mas a ideia não é mostrar isso, e sim alertar outras meninas para que não caiam nessa armadilha”, resume ela, que leu livros e assistiu a filmes sobre o tema. “Também conversei com um pai que teve uma filha traficada, e uma vítima desse golpe. É muito triste”.

As cenas são tão fortes que Carolina Dieckmann já chorou por 20 minutos após uma gravação. Sua personagem, Jéssica, apanha, é estuprada e deve morrer por volta do capítulo 45. Enganada por Wanda (Totia Meirelles), braço direito de Lívia, ela viaja para a Espanha acreditando que vai trabalhar como balconista.

“É o papel mais dramático que já fiz. Mais do que a Camila (que tinha leucemia em ‘Laços de Família’). Saio esgotada. Tenho que segurar a emoção, às vezes, para não chorar no meio da cena”, revela.

Depoimentos de vítimas

A personagem de Carolina Dieckmann vai aparecer aos poucos na trama, por causa das cenas mais dramáticas. “Jéssica não entra no capítulo inteiro. A história dela vai mostrar o que pode acontecer com a Morena quando ela cair na rede do tráfico”, explica.

Rosângela, vivida por Paloma Bernardi, será enganada e vai parar em Madri, achando que fará carreira de modelo. Para sobreviver, ela vai se aliar aos traficantes. “Fui a prostíbulos para ver como vivem as garotas de programa”, conta.

Sheyla (Lucy Ramos) é outra menina do Alemão que vai parar na Turquia, vítima do tráfico humano. “Morena tenta fugir, mas Sheyla acaba se adaptando”, revela a atriz. Como em outras novelas de Gloria Perez, haverá no meio dos capítulos depoimentos de vítimas e parentes de meninas traficadas.


Publicada em O DIA, em 8/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário