segunda-feira, 25 de setembro de 2017

NADA DE 'CURA GAY': O BOM É EXALTAR 'DIVINAS DIVAS', DOCUMENTÁRIO EXIBIDO HOJE, NO CANAL BRASIL!


Imperdível! Para quem ainda não teve oportunidade ver 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e eleito pelo público do Festival do Rio como melhor documentário, ele será exibido HOJE (25/9), às 22h, no Canal Brasil.
Tem emoção, risos, histórias da vida carioca nos anos 1950/60, muitas lembranças, enfim, um mergulho no glamour do que ainda era capital federal com seus espetáculos suntuosos, vedetes maravilhosas, figurinos exuberantes, e, claro, a primeira geração de artistas travestis a fazer sucesso na cena cultural carioca. Elas contam histórias de sua vida e de sua arte. Os depoimentos são intercalados com imagens de arquivo, vídeos, fotos e capas de revista, além de narrações de Leandra sobre sua infância convivendo com as divinas, principalmente no Teatro Rival, que pertence à família dela.
As divinas divas abrem os corações e desabafam sobre o início de seu trabalho, pontuado pelo preconceito, rejeição familiar e conservadorismo da sociedade - que ainda existem 60 anos depois! Mas também relembram como começaram a cantar, dançar, suas paixões e histórias de bastidores.
 Se hoje, em 2017, fala-se em 'cura gay' para quem não nasceu heterossexual, Brigitte de Búzios conta, no filme, sobre sua internação psiquiátrica, décadas atrás, para cuidar do que a família chamava de "doença".  
O belíssimo documentário, além de tudo, é uma homenagem a Rogéria, que virou purpurina, no dia 4 deste mês, e a Marquesa, que foi divar em outro plano, em 2015.  A todas elas, principalmente à querida Jane Di Castro, a minha admiração absoluta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário