terça-feira, 12 de setembro de 2017

O MELHOR DO PASSADO MUSICAL NO FAUSTÃO




POR SIMONE MAGALHÃES


Parecenças à parte com o 'Qual é a música?', do 'Programa Silvio Santos', no qual rolavam disputas acirradas pelo primeiro lugar entre Ronnie Von, Gretchen, Ovelha, Nahim e tantos outros, o 'Ding Dong', do 'Domingão do Faustão', entra no túnel do tempo, trazendo surpresas e nostalgia ao palco. Cantores que emocionam o público mais velho, e que muitos jovens nem conhecem. A competição da atração da Globo dura pouco tempo - aliás, vai aí um pitaco: poderia ganhar um espaço maior no programa -, mas dá para matar as saudades. 
E é notória a alegria do apresentador ao resgatar velhos amigos, que batiam ponto no 'Perdidos na Noite', exibido pela Record e pela Band, nos anos 1980. Mal comparando uma 'Escolinha do Professor Raimundo' musical. Enquanto, Chico Anysio e sucessores à frente do programa faziam questão de resgatar os atores/humoristas que andavam esquecidos, e mesclá-los com os mais jovens, Fausto Silva também traz verdadeiras pérolas, que muitos não sabiam por onde andavam, nem se estavam vivos. A memória curta do brasileiro apaga astros que brilharam no rádio, TV, cinema nacional, em shows pelo Brasil, pelo mundo. A memória curta do brasileiro só vale para o sucesso musical do momento, para os belos atores que estão no ar.
E mesmo só apresentando cinco atrações, o 'Ding Dong' me emociona a cada domingo. Trazendo Perla, Dudu França, Ângelo Máximo, Sarajane, Peninha, Hyldon, Dalto, Cláudio Zoli, Ira, Antônio Carlos e Jocafi, além de tributos a Elvis e Nat King Cole. E cantores jovens, claro. 
Mas é nítida a alegria do Faustão e seus antigos "sócios" do 'Perdidos'.  Como foi domingo passado, com a divina Ângela Maria que, aos 88 anos, entoou seu hino,'Babalu', lindamente, do modo que ficou mais cômodo para ela. E como a participação no quadro envolvia a divulgação do CD no qual ela canta Roberto e Erasmo, não ouvi 'Vida de Bailarina', 'Tango para Tereza', 'Gente Humilde' e 'Vá, mas volte' - minhas preferidas na voz da Sapoti. Sem problemas: corri para o Youtube, e pus Ângela na vitrola da minha infância, cercada por meus pais - que já não estão mais aqui - e de muitas saudades, porque era "hora de lembrar e de chorar".
FOTOS: Divulgação da Rede Globo e Fco. Patrício 





Nenhum comentário:

Postar um comentário