domingo, 12 de setembro de 2010

Gugu: assistencialismo ou sensacionalismo?

Fico muito dividida. Ao acompanhar o drama da cearense Jocélia, choro cada vez em que a menina aparece no Programa do Gugu, na Record. Ela sofre da Síndrome de Hutchinson-Gilford, ou, mais popularmente falando, Progéria - doença genética, que faz a criança envelhecer sete anos a cada 365 dias. Assim, Jocélia, de 10, tem 70 anos! E uma expectativa de vida, em torno, de mais três ou quatro, já que não há cura para a síndrome. Só de olhar para ela, já dá uma tristeza infinita. Pois é. Gugu levou Jocélia a São Paulo para fazer vários exames, a um parque de diversão, deu-lhe roupas novas e até uma peruca (ela não tem cabelos). Entrou em contato com uma entidade nos EUA, que deu sinal verde para Jocélia ir até lá, fazer mais exames e tentativas para melhorar sua qualidade de vida. E, claro, o apresentador construiu uma casa nova para a família, que é muito pobre. Tudo isso é maravilhoso. Mas a que custo? A superexposição de Jocélia e de seu drama na TV? A busca fácil pela emoção - e mais pontos de audiência? O choro de alegria da família, mostrado à exaustão, e de tristeza dos telespectadores, pela impotência em relação à doença, por saber que há várias Jocélias por aí, que não terão a mesma ajuda? Realmente, fico muito dividida... 

8 comentários:

  1. Também não gosto dessa superexposição, mas de que outra maneira ela irira conseguir tanta ajuda?

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é sensacionalismo. E de quinta categoria!

    ResponderExcluir
  3. olá, pesquisando sobre a doença encontrei esse blog, e posto meu comentário. Tb vi o programa do gugu naquele dia, e sinceramente por pura falta de informação anterior, como muitos outros brasileiros, eu não conhecia a progéria, (só pelo nome) mas nunca tinha tido informações sobre isso... Gostei e acho importante os meios de comunicação expor, assim como jornais e revistas... é um meio de informação pra muitos! Qto a exposição da menina, não acho ruim, ela com certeza teve uma vida melhor em relação a tratamento, bem-estar e conforto. Espero que ela tenha sucesso nesse tratamento e que Deus ajude ela e a família.

    ResponderExcluir
  4. Acho o Gugu um sensacionalista. Já que o programa dele não tem audiência e nada de inteligente e atrativo a ser mostrado, ele consegue pontos com a miséria humana. Fico feliz que essa menina tenha conseguido tratamento, talvez isso dê mais qualidade de vida à ela. Mas a realidade é que ele só leva pessoas assim ao seu programa pra conseguir audiência. Não é assistencialismo não!! É oportunismo.

    ResponderExcluir
  5. Vou falar a opinião da família da menina: "foda-se se é sensacionalismo, vamos ganhar uma casa para morar e Jocélia irá para os EUA tentar melhorar sua vida". Pensem antes de julgar. O trabalho de Gugu é fazer o que puder para ganhar audiência. Se ele fizer algo bom para uma pessoa que precisa para ganhar audiência, qual é o problema?
    Melhor que a época da banheira do gugu não acham?

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Fernando, pois quando ha políticos fazendo algo de ruim, todos reclamam, quando há alguém mesmo que a benefício próprio ele faz algo beneficente a outras pessoas também, considerando ele ser apenas o apresentador, não o dono do programa, ninguém é digno suficiente pra julgar, falar ou condenar, seja la o que for, pois estão apenas falando, ele esta fazendo, falar não muda nada, a atitude é que faz a diferença, mesmo em épocas antigas, quantas pessoas reencontraram seus familiares?! boca de sapo é cheia de mosquito...

    ResponderExcluir