quarta-feira, 29 de abril de 2015

Globo 50 anos: Léo Batista e Alex Escobar falam da paixão pelo esporte e da cobertura das Olimpíadas

Rio - Eles possuem estilos opostos e pertencem a gerações distintas da televisão. Mas compartilham a mesma paixão: o esporte. Nos 50 anos da Globo, o veterano Léo Batista, de 82, e o irreverente Alex Escobar, 40, também têm motivos para comemorar. 

Mais antigo apresentador da emissora em atividade, Léo trabalha há 45 anos na TV da família Marinho, onde é um dos pioneiros do ‘Globo Esporte’, um dos programas mais longevos do canal e atualmente comandado por Escobar. Os dois já fazem planos para a cobertura das Olimpíadas no Rio em 2016. 

“Não senti muito o tempo passar. Fico um pouco tímido, envergonhado. Não ligo muito para isso, mas fico feliz com esse reconhecimento”, diz Léo, que não teve sua participação divulgada nos especiais da emissora.
O veterano apresentador, nascido em Cordeirópolis, interior de São Paulo, já fez de tudo na Globo, onde ingressou em 1970. Foi o primeiro a assumir o comando do ‘Jornal Hoje’ e do ‘Esporte Espetacular’, apresentou as edições de sábado do ‘Jornal Nacional’ por muitos anos e narrou os ‘Gols do Fantástico’. No ‘Globo Esporte’, tem cadeira cativa. O próprio Léo não imaginava que ficaria no ar por tanto tempo.
“Naquela época, não tinha divisão de esporte. Sempre fui extremamente profissional e dedicado.Tenho 68 anos de carreira, 54 dedicados ao Grupo Globo, começando pela rádio Globo”, conta ele, que passou pelas TVs Rio e Excelsior.

Atualmente, a rotina de trabalho de Léo Batista é menos pesada e cansativa: “Vou toda quarta-feira à tarde e fico até de madrugada, além de todos os domingos. Gravo a rodada dos gols para o ‘Corujão do Esporte’ e a dos gols de domingo também”, esclarece.

A história de Escobar na Globo é mais recente. Vindo do canal a cabo Sportv, onde era comentarista de futebol, chegou à emissora em 2008 como apresentador do bloco de esportes no ‘Bom Dia Brasil’. De lá para cá, seu jeito espontâneo e descontraído conquistou o público, levando-o à titularidade do ‘Globo Esporte’ há cinco anos. Em 2014, estreou como locutor e narrou jogos da Copa do Mundo no Brasil.

“Estar onde estou significa chegar mais longe do que sonhei. É um orgulho, uma honra estar à frente de um programa tão tradicional na grade e que já foi apresentado por tanta gente que fez e faz história aqui”, festeja o carioca de Bangu, que brinca ao analisar sua trajetória: “Caramba, o que vou dizer... Tá dando certo!”

À frente do programa diário, Escobar encara o desafio de se renovar constantemente, criar quadros, como o bem-sucedido ‘Cafezinho com Escobar’. Tudo para manter o interesse dos fãs do esporte.
“Temos uma equipe muito capacitada e talentosa e estamos entrosados. Quanto ao frescor, é fácil! Todos os dias temos novidades para contar, um dia nunca é igual ao outro”, afirma.

Como espectador e ex-apresentador, Léo enche a bola do colega. “O Escobar é brilhante por ser eclético.Agora começou a narrar, tem aquele quadro do cafezinho e ainda apresenta o programa. Gosto muito dele mesmo, e ele faz aquela brincadeira no ar comigo do tapete vermelho. Eu adoro. É legal e divertido. É gratificante o carinho dele comigo”, diz o veterano.

Escobar devolve o afago do mestre e pergunta:“Como consegue ser tão bom por tanto tempo?” E Léo emenda: “Sou bastante distraído. Ligo o piloto automático e vou em frente. A idade não ajuda, falta memória, visão. Procuro ser bastante profissional, cumprindo meus compromissos. Gostar do que faz é o primeiro passo a fazer bem feito dentro da sua capacidade.”


Cobertura olímpica


Ano que vem, Escobar vai participar de sua primeira cobertura de Jogos Olímpicos no local das competições. “Estou animado demais! E me preparando muito”, garante ele, que não se limita apenas à paixão pelo futebol. “Gosto muito de basquete. Tem muita luta, disputa por espaço, habilidade e precisão. É um esporte lindo e emocionante.”

Acompanhar a Olimpíada no Rio também empolga Léo Batista. “Qualquer esporte pra mim é fantástico, mas tenho adoração pelos coletivos, e a natação também me encanta”, declara.
Apesar de já ter feito de tudo na Globo, ele revela um desejo: “Gostaria de voltar a sentar, por um dia, na bancada do ‘Jornal Hoje’ ou ‘Jornal Nacional’ para apresentar ou até dar uma notícia de esporte”. Léo só não quer saber de aposentadoria: “Gosto do que faço e quero continuar.”


Publicado em 26/04/2015 - O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário